Fonte: Mercadizar

Com o avanço do novo coronavírus no Brasil, os principais órgãos de saúde recomendam à população o isolamento social. Essa orientação é ainda mais importante para quem tem algum tipo de comorbidade ou vive em lugares distantes de hospitais e atendimento médico emergencial. No caso dos indígenas e ribeirinhos, vaquinhas virtuais e contas bancárias foram disponibilizadas para garantir itens de higiene, alimentos e também dinheiro para os próximos meses para garantir o bem-estar dessas comunidades. Conheça abaixo algumas iniciativas e colabore:

1.Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)

“O momento é grave. A humanidade vai enfrentar seus piores momentos desde a 2ª Guerra Mundial. Epidemias são terríveis para a sociedade, mas sabemos que para os povos indígenas o impacto é ainda maior. A gripe, a varíola e o sarampo foram algumas das doenças introduzidas em nossos territórios por não indígenas e que exterminaram muitos dos nossos antepassados. O coronavírus é mais uma dessas ameaças. É preciso ter um olhar direcionado aos povos indígenas com o aumento da pandemia mundial. Os efeitos para nós podem ser devastadores! O nosso modo de vida comunitário pode facilitar a rápida propagação do vírus em nossos territórios caso algum de nós seja contaminado. Doe agora para a Apib. Com o valor arrecadado vamos comprar alimentos, remédios e material de higiene para as nossas aldeias”. (…)

5. Guarani Mbya (SP)
Com o Covid-19, os Guarani Mbya decidiram desocupar o terreno da Construtora Tenda para garantir a saúde de seu povo. Agora na Aldeia Jaraguá os indígenas precisam de ajuda para enfrentar o isolamento e o período de combate à epidemia. Saiba mais: https://isa.to/2xmgAEN   (…)

27. Pankararu contra o coronavírus
A Associação Indígena Pankararu, em São Paulo (SP), está arrecadando itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis para os cerca de 1,5 mil indígenas que vivem no bairro do Real Parque, zona sul. É possível fazer as entregas na própria entidade (veja endereço na imagem) ou com Arianne (011) 97269-0750.