Fonte: Fala Universidades

Pessoas não são apenas números, elas carregam histórias e memórias de seus povos, mas a Sesai, que está vinculada ao Ministério da Saúde, deixa uma parte da história dessas comunidades ser esquecida ao subnotificar a quantidade de mortes e casos de Covid-19. Entretanto, o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena está monitorando esses dados e notificando, em levantamento até o dia 18 de setembro, foram 819 óbitos, 32.315 casos confirmados e 158 populações indígenas atingidas (…)

As informações são divulgadas nas redes sociais da articulação e usam diferentes fontes de obtenção de dados, o Sesai, as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e do Ministério Público Federal e organizações de lideranças indígenas regionais (…)

Os atendimentos de baixa complexidade, com falta de estrutura e recursos para complicações, sendo necessária a transferência do doente, em caso de piora, das aldeias prejudica o enfrentamento ao vírus. Os responsáveis por cuidar da saúde indígena são os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), um subsistema de saúde indígena do Sistema Único de Saúde (SUS), que faz parte da Sesai. Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, possuem 528 unidades básicas de saúde indígenas.

Nesse cenário, um esforço colaborativo entre o Centro de Sensoriamento Remoto (CSR-UFMG) e o Instituto Socioambiental analisou a vulnerabilidade social, disponibilidade de leitos hospitalares, números de casos por município, número de óbitos, perfil etário da população indígena e outros dados. No gráfico, quanto mais perto do 1, indica maior risco de vulnerabilidade em 10 Terras Indígenas frente à Covid-19. (…)

A Terra Indígena de Barragem, de Parelheiros, em São Paulo, segundo o estudo, é a região mais vulnerável do país. Nessa região, ocorre grande desmatamento da Mata Atlântica com a invasão de desmatadores. A população dessa região conseguiu mobilizar a prefeitura do município para fazer a testagem em massa nos moradores da região, afirma o antropólogo, o que ajuda a diagnosticar e prevenir os moradores.

Os índices de vulnerabilidade demostram que os indígenas estão com sério risco de contrair a Covid-19, trazida por não indígenas para as aldeias. Assim, exibindo as falhas do sistema de saúde dos DSEI de baixa complexidade e a subnotificados de informações pela Sesai, que deixa de registrar dados de pessoas contaminadas e mortas pelo vírus, o que ignora no sistema governamental a memória dos que se foram.

Nota resposta do pedido do Gilberto Natalini, vereador da cidade de São Paulo (julho)

Quanto ao solicitado, temos a informar que apresentaremos os dados relativos à população indígena aldeada:

1. Quantos indígenas foram contaminados pela Covid-19 em São Paulo?

Dentre as coletas de exames RT- PCR para detecção do SARS-Cov-2, constatou-se que dentre os testados, 363 resultados foram detectáveis para o vírus.

2. Quantos indígenas morreram em decorrência da Covid-19?

Foram 3 indígenas a óbito.

3. Qual o número de indígenas internados nesse momento com Covid-19?

Neste momento, nenhum indígena está internado em unidade hospitalar.

4. Qual é o plano de ação da Prefeitura Municipal de São Paulo para proteger os povos indígenas do contágio com o novo coronavírus?

O Plano de Ação contempla a articulação dos profissionais das UBS com as lideranças indígenas, que implementaram ações de divulgação, orientação, busca ativa de sintomáticos com diagnóstico precoce, monitoramento dos casos e encaminhamento em tempo oportuno.

Implantou espaços destinados ao isolamento temporário dos casos suspeitos/confirmados com sintomatologia leve da Covid-19 com serviços médicos, de enfermagem, limpeza e alimentação em todo período de isolamento, para monitoramento em saúde dos indígenas e encaminhamento no caso de agravamento dos sintomas.

Na ocorrência de gravidade, os indígenas são referenciados à Rede de Atenção em Saúde do Município. Foi oferecida a realização de exames para diagnóstico da Covid-19 por meio do RT- PCR para detecção do SARS-Cov-2 a todos os indígenas aldeados, possibilitando o isolamento no caso de exame positivo.

5. Quais medidas já foram adotadas pela Prefeitura Municipal de São Paulo?

As ações de SMS foram: vacinação contra influenza a partir do dia 23 de março a todos os indígenas, com a aplicação de 1.699 doses, alcançando 109,6% de cobertura; foram realizadas 1.500 visitas domiciliares, 2.425 ações de busca ativa, entrega de máscara e álcool gel aos indígenas. Foram realizadas 1.551 coletas de exames RT- PCR para detecção do SARS-Cov-2 e implantado como espaços de isolamento temporário os Centros de Educação e Cultura Indígena – CECI, implantados a partir de maio, com total de 60 leitos e taxa de ocupação média de até 93% dos leitos. (…)