Fonte: O GLOBO

A aprovação do parecer que retira do Ministério dos Povos Indígenas a atribuição de cuidar das demarcações provocou indignação de órgãos oficiais, entidades da sociedade civil e lideranças ligadas à causa. Pelo texto avalizado nesta quarta-feira por uma comissão formada por deputados e senadores, o Ministério da Justiça e Segurança Pública voltará a ser o responsável pelo reconhecimento de terras indígenas. O texto ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado.

Guajajara também afirmou, em entrevista à Globonews, que esperava maior empenho do presidente Lula para evitar que seu ministério perdesse essa atribuição por obra do Congresso:

— Não posso negar que há sim certa frustração, até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha. Sei que o Congresso Nacional está se transformando muito, sendo que a bancada ruralista está muito articulada. Acho que o presidente Lula poderia ter entrado um pouquinho mais para impedir essa retirada do Ministério dos Povos Indígenas.

[…]

A Comissão Pró-Índio de São Paulo classificou a mudança como “mais um retrocesso”. Já a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmou que a transferência de atribuições para a pasta da Justiça equivale a “dizer que os indígenas não têm direito de decidir sobre os seus próprios territórios”.