Fonte: G1 Santos

“Um hotel fazenda em Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi multado em mais de R$ 500 mil por funcionar na Terra Indígena Piaçaguera, segundo informado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, o órgão ambiental informou que foram encontrados animais silvestres expostos em cativeiro no local.

(…)

Segundo a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), que atua junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos, a Terra Indígena Piaçaguera é morada de 358 índios que se autodenominam Tupi-Guarani. Eles estão distribuídos em onze aldeias e ocupam uma área de 2.773,7978 hectares no município de Peruíbe.

(…)

Ainda segundo a CPI-SP, a terra indígena está localizada na Mata Atlântica e ocupa uma área bastante preservada, sendo que apenas 11% de seu território encontra-se desmatado. A Terra Indígena Piaçaguera é cortada pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega e está localizada em uma região bastante urbanizada, com atividades e empreendimentos ligados ao turismo e ao lazer.”