Fonte: G1

João Lira teve importante papel na luta pelos direitos indígenas e pela preservação ambiental.

O líder indígena João Lira, da Aldeia Itapuã, morreu aos 42 anos devido a complicações da Covid-19. A aldeia que ele liderava fica em Iguape, no litoral paulista, e a morte dele gerou comoção nas redes sociais. Conforme apurado pelo G1, Lira tinha um importante papel na luta pelos direitos das comunidades indígenas e pela preservação ambiental.

João Lira estudou na Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos pioneiros da educação escolar indígena no estado. Ele especializou-se em Letras, para melhorar a qualidade da educação pública de sua aldeia, segundo informações da Diretoria de Ensino Regional (DER).

O indígena foi candidato a deputado federal em 2018 e se preparava para uma nova candidatura, desta vez para vereador em Iguape, na próxima eleição municipal. Ele morreu nesta quinta-feira (17), após ser infectado pelo novo coronavírus. No dia 1º de setembro, ele foi internado no Hospital Regional de Pariquera-Açu e, segundo a unidade, transferido ao Hospital São João, em Registro, no dia 3.

A Diretoria de Ensino Regional, em Miracatu, publicou uma nota de pesar pelo falecimento do indígena, que era vice-diretor da Escola Estadual Indígena da Aldeia Itapuã.

“João Lira foi um grande líder. Sua luta incansável em prol da causa indígena nos faz lembrar de que somos muito mais plurais do que singulares, muito mais coletivos do que individuais, muito mais ‘nós’ do que ‘eu’ “, escreveu a DER.

A Diretoria Regional ainda afirmou que essa foi uma grande perda aos familiares, amigos e colegas de profissão, e que o indígena deixa um grande legado por sua liderança. “Certeza de que as sementes que plantou estão eternizadas em nossos corações”, publicou.