A Comissão Pró-Índio lança hoje (4/12) a publicação digital “A mineração no platô Aramã: licenciamento ambiental em análise”, de autoria do pesquisador Vinícius Cosmos Benvegnú

Com o lançamento do ebook “A mineração no platô Aramã: licenciamento ambiental em análise”, a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) inaugura a série ‘Estudos’, nova linha editorial criada para compartilhar as análises sobre temas de relevância para as comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas – originalmente contratadas para subsidiar as ações de assessoria e incidência da CPI-SP.

A iniciativa de disponibilizá-las ao público decorre da avaliação de que os estudos podem ser úteis para ampliar o conhecimento sobre as populações com as quais atuamos e também para subsidiar outros atores que pesquisam ou atuam junto a essas comunidades.

O primeiro número da série versa sobre um assunto grave e urgente: a mineração de bauxita no platô Aramã, em Oriximiná, no Pará. A floresta no Aramã é utilizada pelas 154 famílias das comunidades ribeirinhas São Francisco, São Tomé, Espírito Santo e São Sebastião para sua subsistência. Não houve consulta ou sequer informação prévia. Os ribeirinhos descobriram o que estava acontecendo quando ouviram o barulho das máquinas da Mineração Rio do Norte trabalhando.

A análise de Vinícius Cosmos Benvegnú evidencia que as comunidades São Francisco, São Tomé, Espírito Santo e São Sebastião foram obliteradas tanto do Estudo de Impacto Ambiental, como do Plano Básico Ambiental apresentados pela mineradora e aprovados pelo Ibama para emissão da licença ambiental.

A mineração no platô Aramã: licenciamento ambiental em análise

Autor: Vinícius Cosmos Benvegnú
Comissão Pró-Índio de São Paulo
Ebook | 38 páginas
Português
Ed. 2020

Baixe gratuitamente aqui

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo sem fins lucrativos é incentivada, desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.