Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a Comissão Pró-Índio e quilombolas de Oriximiná (Pará) detalharam o seu plano de trabalho para 2014. Ao todo participaram 18  homens e mulheres quilombolas de diferentes comunidades e idades.

 

 
“Momentos como esse são importantes para fortalecer a participação dos quilombolas nas definições dos projetos e ampliar a transparência de nossa parceria”, disse Lúcia Andrade, coordenadora-executiva da Comissão Pró-Índio de São Paulo e facilitadora da atividade.
 
O planejamento iniciou com uma avaliação participativa do contexto atual que orientou a definição das prioridades. Separados em diferentes grupos, jovens, mulheres e homens apresentaram seus pontos de vista.
 
A titulação das terras e a sua proteção contra a expansão da mineração continuam merecendo prioridade na agenda da parceria com a Pró-Índio.  Também terão continuidade às ações do “caminho do melhor negócio da castanha” que busca as condições para a Cooperativa do Quilombo (CEQMO) beneficiar sua produção.
 
Novas linhas de ação terão início: a discussão de planos de gestão dos territórios e o projeto Fazendo Música no Quilombo que será coordenado pelos jovens. E as mulheres definiram uma agenda própria, a “conversa de mulher” que ocorrerá todo início de mês para socializar informação e fortalecer a articulação entre as mulheres quilombolas de Oriximiná.
 
O trabalho da CPI-SP em Oriximiná é realizado com o apoio de Christian AidICCO
 

 

Saiba mais sobre o trabalho que a Pró-Índio realiza em Oriximiná e as comunidades quilombolas em nosso site:  http://www.quilombo.org.br/