Lideranças da Conaq e Malungu falam sobre a importância da titulação de terras quilombolas, política que se encontra estagnada no governo de Jair Bolsonaro. Apesar do cenário difícil, movimento negro e quilombola segue crescendo.

Rádio da Pró-Índio: Consciência Negra – Quilombolas seguindo na resistência

O episódio 9 da Rádio da Pró-Índio homenageia o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e a resistência do povo negro quilombola.

Para falar sobre os desafios para a titulação das Terras Quilombolas, conversamos com Biko Rodrigues, liderança da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e José Carlos Galiza, assessor da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU) que denunciam a estagnação da política de regularização das terras quilombolas pelo governo Bolsonaro

“A não execução desta política coloca a comunidade numa situação de vulnerabilidade alimentar, numa situação de vulnerabilidade jurídica sobre a sua terra, política, e numa vulnerabilidade de criminalização, inclusive chegando até à morte de alguns companheiros e companheiras”, afirma Biko Rodrigues, sobre o cenário de inseguranças trazido pela não implementação da política de regularização fundiária de territórios quilombolas.

Para Galiza, da Malungu, mesmo num momento difícil como o atual, o movimento quilombola tem crescido e se mostrado forte. E a estratégia deve ser seguir com a organização coletiva para efetivar o direito à terra: “No momento não nos resta outra coisa, no hoje, é essa questão de chegar nos quilombos, de fazer a conversa, de nos fortalecer, de montar nossas estratégias.  (…) Apesar de todos esses desafios, é um momento em que a gente está mais unido, o movimento cresceu muito. O movimento quilombola se tornou o maior movimento negro da América Latina”, diz.

Ouça o programa

O podcast “Rádio da Pró-Índio” é veiculado em rádios comunitárias de Oriximiná e Óbidos, no Pará. Também pode ser encontrado no Spotify e YouTube. Siga nossos perfis, ouça os episódios já publicados e acompanhe também os próximos.

Confira abaixo o episódio completo:

Créditos

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.