Fonte:  G1

Ao menos seis cidades da Baixada Santista, no litoral paulista, já deram início a aplicação da segunda dose das vacinas da CoronaVac e de Oxford, contra a Covid-19, em profissionais de saúde. A administração da segunda dose dos imunizantes começou na última semana em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Peruíbe e Itanhaém.

Em Santos, a aplicação da segunda dose teve início na quarta-feira (10) nos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 e idosos em casas de repouso e cuidadores que trabalham nesses locais. Das 15.599 mil doses recebidas na última semana, 9.560 foram destinadas à segunda dose. A administração aguarda a remessa de um novo lote de vacinas, pela Secretaria de Saúde Estadual, para dar prosseguimento a aplicação.

Já em Itanhaém, a segunda dose começou a ser aplicada na quarta-feira. Segundo a prefeitura, 437 profissionais da linha de frente já receberam a segunda dose e 294 ainda aguardam para a aplicação do imunizante.

A Prefeitura de São Vicente informou que a aplicação da segunda dose para os profissionais da saúde teve início na última quinta-feira (11). Nesta segunda-feira (15), os profissionais da rede de atenção básica e especializada também começaram receber a segunda dose do imunizante.

Em Guarujá, os profissionais e trabalhadores da saúde, além de idosos que residem em instituições de longa permanência começaram a receber a segunda dose também na última quinta-feira, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Praia Grande disse que começou a aplicação da segunda dose na última sexta-feira (12) e, até o momento, 126 pessoas da linha de frente da saúde e indígenas já receberam o imunizante. Os profissionais de saúde estão recebendo as doses nas unidades em que trabalham. A primeira vacinada na cidade, a médica do Samu, Teresinha Sadi, já tomou sua segunda dose.

A cidade de Cubatão vai iniciar nesta quarta-feira (17) a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em profissionais de saúde da linha de frente e dos idosos que residem em instituições.

Em Mongaguá, ainda não teve início a aplicação da segunda dose.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Segunda dose
A CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a da universidade de Oxford feita com o laboratório AstraZeneca – as únicas aprovadas no Brasil até agora – devem ser aplicadas em duas etapas.

A segunda dose da CoronaVac, do Instituto Butantan, precisa ser tomada num intervalo de 14 a 28 dias; e a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, em 12 semanas.