Fonte: G1

Foram aplicados 234 testes rápidos na aldeia de Arco-Íris; dois adultos e uma criança passarão por novo exame, agora o RT-PCR. Ação da Funai testou mais de 6 mil indígenas no estado.

A ação de testagem para Covid-19 em indígenas realizada nesta quinta-feira (27) por agentes de saúde de Arco-Íris (SP), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), aplicou 234 testes rápidos em indígenas da aldeia Vanuíre e encontrou três resultados positivos para a doença.

Esses três indígenas que testaram positivo, dois adultos e uma criança, voltarão a ser submetidos a um novo teste nesta sexta-feira (28), mas desta vez o do tipo RT-PCR, com análise das amostras feita por um laboratório de São Paulo.

Ainda segundo os agentes de saúde de Arco-Íris, os três indígenas que apresentaram resultado positivo no teste rápido estão assintomáticos e passam bem.

A testagem é uma ação da Funai em parceria com o governo de São Paulo e o Instituto Butantan, que vai testar mais de 6 mil indígenas no estado. Em Arco-Íris, não havia casos confirmados da Covid-19 entre os indígenas e alguns casos suspeitos já haviam sido descartados.

No centro-oeste paulista, moradores da reserva de Araribá já passaram pelos exames, depois que uma indígena testou positivo para a doença. A testagem em massa detectou nove casos positivos e os moradores infectados foram isolados.

A testagem na aldeia Vanuíre começou às 8h e os exames foram aplicados nos povos indígenas Krenak e Kaingang. Até esta quinta-feira (27), Arco-Íris tinha sete casos confirmados de coronavírus, sendo que todos estão curados. Havia ainda seis casos considerados suspeitos.