Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

No início da tarde desta quarta-feira (20/1), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo informou que a vacinação das populações quilombolas e indígenas do Estado começará no próximo sábado (23/1). (…)

Atuação do município

Nesta quarta-feira (20/1), a população indígena que vive em aldeias nos limites do município de São Paulo começou a ser vacinada contra a Covid-19. Os primeiros imunizados foram os moradores de duas aldeias da região de Parelheiros: Tenonde Porã e Krukutu.

A vacinação começou às 9h pelos agentes da UBS Vera Poty, que atende essa população e mais quatro aldeias indígenas próximas, com a Equipe de Saúde Indígena (que se assemelha a uma Equipe de Saúde da Família) composta por 21 profissionais. O equipamento é responsável pelo atendimento de 913 indígenas das aldeias Tenonde Porã, Krukutu, Kalipity, Marsilac, Brilho do sol e Guierapaj, do entorno de Parelheiros.

Para melhor acolher e respeitar as tradições indígenas, a UBS Vera Poty é exclusivamente voltada a esse público, com capacidade mensal de 340 consultas médicas e 250 consultas de enfermagem. Como forma de melhorar a comunicação com o público-alvo da UBS, inclusive, parte dos profissionais na unidade fala a língua indígena Guarani.

Os quase mil pertencentes às seis aldeias da região fazem parte da população de três mil indígenas que vivem em aldeias na cidade, integrantes do grupo dos primeiros vacinados contra a Covid-19 no município. (…)