O encontro, com mais de 120 participantes, reuniu mulheres quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

Mesa de abertura, Oriximiná/ Pará. (Foto: Comissão Pró-Índio de São Paulo)

No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ocorreu o evento “Mulheres Organizadas na Luta por seus Direitos: previdência, saúde da mulher e violência” organizado pela Associação das Mulheres Trabalhadoras do Município de Oriximiná, pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Oriximiná, com o apoio da Comissão Pró-Índio de São Paulo.

O encontro contou com participação de 129 pessoas, em sua grande maioria mulheres quilombolas, ribeirinhas e indígenas que vivem no município de Oriximiná, no estado do Pará. Na abertura, Anizia Garcia dos Santos, Coordenadora de Patrimônio da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO), exaltou a importância da união das mulheres: “esse é o momento de reflexão. Se as mulheres não se fortalecerem, se unirem, quem vai contribuir para esse fortalecimento?”

A programação contou com apresentações culturais e palestras de convidadas e convidados. Para falar sobre os direitos previdenciários das mulheres, foi esteve presente o servidor do INSS, Francinei Almeida da Silva. Já o tema da saúde foi abordado por Regina Guerreiro, enfermeira no município de Oriximiná. E, por fim, as delegadas Vanessa Travassos e Anna Falcão trouxeram ao debate os instrumentos para o combate à violência contra as mulheres, como a Lei Maria da Penha e o aplicativo Anjo, uma plataforma de denúncia de violência doméstica que permite o registro de uma ocorrência em tempo real.

Lenivalda de Souza Xavier, presidente da Associação das Mulheres Trabalhadoras do Município de Oriximiná e Coordenadora de Cultura da ARQMO, avaliou positivamente o evento “deu tudo certo com o encontro, foi muito bom”. “O encontro foi importante para fortalecer a luta contra a violência contra as mulheres e a gente estar colocando nossas propostas e nossas reivindicações”, complementa Lenivalda.

Encontro “Mulheres Organizadas na Luta por seus Direitos: previdência, saúde da mulher e violência”
Data: 8 de março de 2023
Local: cidade de Oriximiná, Pará
Promoção: Associação das Mulheres Trabalhadoras do Município de Oriximiná (AMTMO); Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO); Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Oriximiná (STTR)
Apoio: Comissão Pró-Índio de São Paulo.

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.