Nova publicação da Comissão Pró-Índio de São Paulo é destinada aos quilombolas e apresenta informações sobre o direito à consulta livre, prévia e informada nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos e obras

A cartilha “Quilombolas: Direito à consulta livre, prévia e informada no licenciamento ambiental”, lançada em 9/12, traz esclarecimentos sobre o direito dos(as) quilombolas à consulta livre, prévia e informada. Mais especificamente sobre o direito à consulta nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos e obras que podem trazer impactos para as comunidades.

A publicação é mais uma atividade da parceria da Comissão Pró-Índio de São Paulo com as comunidades e associações quilombolas de Oriximiná e Óbidos, no norte do Pará, cujos territórios estão ameaçados por grandes empreendimentos. Referimo-nos à mineração de bauxita em Oriximiná e à implantação de linha de transmissão com impactos para as comunidades em Óbidos. Ambos estão atualmente em licenciamento e há previsão de realização da consulta livre, prévia e informada.

Quilombolas: Direito à consulta livre, prévia e informada no licenciamento ambiental

Autora: Lúcia M. M. de Andrade
Comissão Pró-Índio de São Paulo
24 páginas | 24 x 17 cm
Português
Ed. 2020

Baixe gratuitamente aqui

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo sem fins lucrativos é incentivada, desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.