Fonte: Brasil de Fato

“O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não titulou um centímetro sequer de Terra Quilombola em 2021 – pelo menos até o momento (19/11). Esse é o dado que salta à vista no balanço anual do Observatório de Terras Quilombolas da Comissão Pró-Índio de São Paulo.

A se confirmar esse cenário, Bolsonaro será o primeiro presidente brasileiro sem titular sequer uma Terra Quilombola por dois anos consecutivos – a contar desde que as titulações começaram, em 1995, quando foi reconhecida a Terra Quilombola Boa Vista, em Oriximiná (PA). O presidente caminha, assim, para cumprir sua promessa de campanha feita em 2018: “Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola”.

‘A promoção do direito dos quilombolas à propriedade de seus territórios já enfrentava enormes desafios nos governos anteriores. Porém, o cenário se agravou muito no Governo Bolsonaro. É a primeira vez que temos um presidente que reiteradamente questiona os direitos das comunidades quilombolas a despeito do que garante a Constituição Federal’, avalia a coordenadora adjunta da Comissão Pró-Índio de São Paulo, Carolina Bellinger.” […]