A Comissão Pró-Índio promove o ciclo de formação “Comunidades e Unidades de Conservação” destinado a lideranças de Óbidos e Oriximiná.

A Comissão Pró-Índio de São Paulo iniciou em maio de 2022 o ciclo de formação “Comunidades e Unidades de Conservação” com lideranças quilombolas e ribeirinhas de Oriximiná e Óbidos, no Pará.

Os encontros virtuais têm o objetivo de esclarecer, entre outras questões, o que são as UCs, como são administradas e quais os direitos das comunidades que vivem em territórios transformados em UCs. A iniciativa visa também promover uma reflexão sobre o potencial de cooperação entre as diferentes Áreas Protegidas do Norte do Pará na conservação do meio ambiente e proteção dos direitos das comunidades tradicionais.

“Eu achei importante essa nossa conversa, sobre os nossos direitos dentro da Flona [Floresta Nacional], porque isso é uma coisa que temos que ter bem esclarecido. Se não, pensamos que não podemos fazer nada. É uma coisa que estamos precisando, de informação”, comenta José Domingos, da comunidade ribeirinha Boa Nova (Oriximiná-PA) e da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Médio Lago Sapucuá.

Diversas Unidades de Conservação nessa região foram criadas em territórios tradicionalmente ocupadas por comunidades locais.  É o caso, por exemplo, da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Reserva Biológica do Rio Trombetas. Os conflitos não foram equacionados até hoje.

Até o momento, foram realizados 3 encontros que contaram com a participação de 16 lideranças de 10 comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Confira os materiais informativos enviados às comunidades, reforçando os principais pontos abordados nos encontros virtuais.

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.