“É um avanço tão importante, ainda mais nesse momento porque passa o nosso país. Foi uma luta muito grande para que fosse publicada essa portaria. A publicação dá força para a gente continuar na luta” comemorou Cleone de Souza Matos, liderança da comunidade Peruana

FlyerEletronico

 

A Presidência do Incra publicou hoje no Diário Oficial da União portaria declarando como terra quilombola da comunidade quilombola de Peruana, localizada em Óbidos, no Pará. O território, onde vivem 16 famílias conta com 1.945,53 hectares.

No município de Óbidos, vivem cerca de 900 famílias quilombolas ocupando 6 territórios. Apenas uma terra, Cabeceiras, está titulada. Os processos de regularização dos demais territórios tramitam há mais de uma década. Peruana é a segunda terra do município a ter sua terra declarada com a publicação da Portaria da Presidência do Incra.

A Comissão Pró-Índio de São Paulo trabalha com os quilombolas das comunidades do município de Óbidos apoiando a luta pela titulação, proteção dos seus territórios e o fortalecimento de suas organizações.

Publicações em 10 de agosto.
Na data de hoje, foram publicadas outras cinco portarias das terras quilombolas Desterro (SE)Forte (SE)Catuabo (SE)Morro Redondo (BA) e Engenho Mundo Novo (PB) em um total de 7.842,9157 hectares declarados e 369 famílias beneficiadas. A publicação das portarias encerra a etapa de identificação dos territórios. Em 2017 foram declaradas 11 terras.

Além disso, foi publicado o relatório de identificação de Murumuru, localizada em Santarém, no Pará.